Projeto SARS-Omics

Publicado em 21 de dezembro de 2020 | Por Deyvid Amgarten

Sejam todos bem-vindos ao blog do projeto “Atlas multi-ômico da COVID19 brasileira”, ou como o apelidamos, SARS-Omics. O projeto tem por objetivo principal realizar uma caracterização extensa e ampla dos microrganismos de amostras respiratórias de pacientes com COVID19 de todo o Brasil. Para atingir este objetivo, iremos utilizar as técnicas mais modernas de sequenciamento do material genético de microrganismos, conhecido popularmente como Sequenciamento de Nova Geração (da sigla em inglês, Next Generation Sequencing – NGS).

Em outras palavras, nós pretendemos sequenciar o material genético de todos os microrganismos presentes nas amostras positivas para COVID19 e utilizar a bioinformática para caracterizá-los e responder perguntas das mais diversas, como por exemplo: Existe alguma relação entre os tipos de microrganismos presentes no trato respiratório e o desfecho clínico da doença? Já existem evidências que o microbioma pode influenciar o desenvolvimento de muitas condições patológicas, ou mesmo ajudar e evitar o desenvolvimento de condições patológicas.

Além disso, este projeto também terá outros objetivos paralelos:

  1. Desenvolver e validar técnicas experimentais de Microbioma 16s/ITS, Viroma e Metagenômica Shotgun
  2. Desenvolver e validar os pipelines de bioinformática para análise dos dados provenientes das técnicas de Microbioma 16S/ITS, Viroma e Metagenômica Shotgun
  3. Desenvolver uma plataforma online de análise automática de dados de Microbioma 16S/ITS, Viroma e Metagenômica Shotgun de terceiros
  4. Disponibilização pública dos dados brutos e resultados gerados pelo projeto
  5. Contribuir com a divulgação científica de assuntos relacionados ao projeto, com posts no blog, glossários de termos, post em redes sociais, etc.

É isso pessoal, esperamos vocês por aqui.